top of page
  • Writer's picturediespillojoompacat

Linux Download Go



Como baixar e instalar Go no Linux




O Linux é um sistema operacional gratuito e de código aberto que oferece muitas vantagens em relação ao Windows ou Mac OS. É rápido, seguro, personalizável e compatível com uma ampla variedade de dispositivos e aplicativos. Se você quiser experimentar o Linux, precisará escolher uma distribuição Linux, que é uma versão do Linux que vem com um conjunto de software e configurações. Existem centenas de distribuições Linux disponíveis, cada uma com seus próprios recursos e benefícios.




linux download go




Go é uma linguagem de programação moderna que foi projetada no Google. É simples, conciso, eficiente e fácil de aprender. Ele tem suporte integrado para simultaneidade, coleta de lixo e teste. Ele também possui uma rica biblioteca padrão e um grande ecossistema de ferramentas e bibliotecas. O Go é ideal para desenvolver aplicativos da Web, microsserviços, ferramentas de linha de comando e muito mais.


Neste artigo, você aprenderá como baixar e instalar o Go no Linux. Você também aprenderá como escrever e executar seu primeiro programa Go no Linux. Vamos começar!


Passo 1: Escolha uma distribuição Linux e baixe-a




O primeiro passo é escolher uma distribuição Linux que atenda às suas necessidades e preferências. Há muitos fatores a serem considerados ao escolher uma distribuição Linux, como:


  • O nível de dificuldade e facilidade de uso



  • O ambiente de trabalho e a interface gráfica



  • A disponibilidade e compatibilidade do software



  • Requisitos e desempenho do sistema



  • O suporte e a documentação da comunidade



Algumas das distribuições Linux mais populares são:


DistribuiçãoDescrição


ubuntuUma das distribuições mais usadas e amigáveis para iniciantes. Possui um ambiente de desktop elegante e intuitivo, um grande repositório de software e um forte suporte da comunidade.


Linux MintNameUm derivado do Ubuntu que oferece uma experiência de desktop mais tradicional e familiar. Possui um sistema estável e confiável, uma interface amigável e uma variedade de softwares pré-instalados.


manjaroUma distribuição rápida e versátil baseada no Arch Linux. Possui um modelo de lançamento contínuo, o que significa que sempre possui as atualizações de software mais recentes. Ele também possui um instalador amigável, um ambiente de área de trabalho personalizável e acesso ao Arch User Repository.


FedoraUma distribuição inovadora e de ponta patrocinada pela Red Hat. Possui um ambiente de desktop elegante e moderno, um sistema robusto e seguro e foco em software de código aberto.


DebianUma distribuição estável e confiável que é uma das mais antigas e influentes do mundo Linux. Possui um sistema mínimo e leve, um repositório de software grande e diversificado e uma comunidade leal e ativa.


Você pode visitar os sites dessas distribuições e baixar o arquivo ISO para a versão mais recente. Um arquivo ISO é uma imagem do sistema operacional que pode ser usada para criar um pendrive ou DVD inicializável.


Etapa 2: crie um pendrive ou DVD inicializável a partir do arquivo ISO




O próximo passo é criar um stick USB inicializável ou DVD a partir do arquivo ISO. Um stick USB ou DVD inicializável é um dispositivo que pode ser usado para iniciar o processo de instalação do Linux em seu computador. Um stick USB é preferível a um DVD porque é mais rápido, mais conveniente e reutilizável.


Para criar um pendrive inicializável a partir do arquivo ISO, você precisará de uma ferramenta de software que possa gravar o arquivo ISO no pendrive. Uma das ferramentas mais populares e fáceis de usar é o Rufus, que está disponível para Windows. Você pode baixar o Rufus em seu site oficial e seguir estas etapas:


  • Insira um stick USB em branco de pelo menos 4 GB em seu computador.



  • Abra o Rufus e selecione o stick USB no menu suspenso Dispositivo.



  • Clique no botão Selecionar e navegue até o local do arquivo ISO.



  • Certifique-se de que o esquema de partição esteja definido como MBR e o sistema de destino esteja definido como BIOS ou UEFI.



  • Clique no botão Iniciar e aguarde Rufus gravar o arquivo ISO no pendrive.



  • Quando o Rufus terminar, você pode ejetar com segurança o pendrive do seu computador.



Para criar um DVD inicializável a partir do arquivo ISO, você precisará de uma ferramenta de software que possa gravar o arquivo ISO no DVD. Uma das ferramentas mais populares e fáceis de usar é o ImgBurn, que está disponível para Windows. Você pode baixar o ImgBurn em seu site oficial e seguir estas etapas:


  • Insira um DVD virgem em seu computador.



  • Abra o ImgBurn e selecione Gravar arquivo de imagem no disco.



  • Clique no botão Procurar e selecione o arquivo ISO.



  • Clique no botão Gravar e aguarde o ImgBurn gravar o arquivo ISO no DVD.



  • Quando o ImgBurn terminar, você poderá ejetar o DVD com segurança do seu computador.



Etapa 3: Inicialize a partir do pendrive ou DVD e instale o Linux




A terceira etapa é inicializar a partir do pendrive ou DVD e instalar o Linux no seu computador. Para fazer isso, você precisará alterar a ordem de inicialização nas configurações de BIOS ou UEFI do seu computador. O BIOS ou UEFI é um firmware que controla como o computador inicializa. A ordem de inicialização determina qual dispositivo seu computador tentará inicializar primeiro.


Para alterar a ordem de inicialização nas configurações do BIOS ou UEFI, você precisará reiniciar o computador e pressionar uma tecla específica (geralmente F2, F10, F12 ou Del) para entrar no menu BIOS ou UEFI. A tecla e o menu exatos podem variar dependendo do modelo e fabricante do seu computador. Você pode procurar instruções na tela do computador ou consultar o manual do computador para obter mais detalhes.


Quando estiver no menu BIOS ou UEFI, você precisará encontrar a opção Boot e mover o pendrive ou DVD para o topo da lista. Você pode usar as teclas de seta e a tecla Enter para navegar e selecionar opções. Você também precisará salvar e sair do menu para que as alterações entrem em vigor.


Depois de alterar a ordem de inicialização, seu computador será reiniciado e tentará inicializar a partir do pendrive ou DVD. Você verá uma tela com algumas opções para iniciar ou instalar o Linux. Você pode escolher qualquer uma das opções, mas é recomendável iniciar o Linux primeiro sem instalá-lo.Isso permitirá que você teste o Linux em seu computador sem afetar seu sistema operacional ou dados existentes. Isso é chamado de sessão ao vivo.


Em uma sessão ao vivo, você pode explorar o Linux e ver como ele funciona em seu computador. Você também pode acessar seu disco rígido e fazer backup de todos os dados importantes antes de instalar o Linux. Para instalar o Linux, você pode procurar um ícone na área de trabalho ou no menu que diz Instalar Linux ou algo semelhante. Clicar neste ícone iniciará um assistente de instalação que o guiará pelo processo de instalação.


Passo 4: Baixe e instale o Go no Linux




O quarto passo é baixar e instalar o Go no Linux. Existem duas maneiras principais de fazer isso: usando o site oficial ou usando o gerenciador de pacotes da sua distribuição Linux. O site oficial fornece a versão mais recente do Go, enquanto o gerenciador de pacotes fornece uma versão testada e compatível com sua distribuição Linux. Você pode escolher qualquer uma das opções, mas é recomendável usar o site oficial para obter os recursos e correções de bugs mais atualizados.


Para baixar e instalar o Go do site oficial, você precisará seguir estas etapas:


  • Visite a e escolha o arquivo compactado para sua arquitetura Linux (32 bits ou 64 bits).



  • Faça o download do arquivo compactado em seu diretório pessoal ou em qualquer outro local de sua escolha.



  • Abra um terminal e navegue até o local do arquivo compactado.



  • Extraia o arquivo compactado com o comando tar -C /usr/local -xzf go$VERSION.$OS-$ARCH.tar.gz, onde $VERSÃO é o número da versão do Go, $ OS é linux e $ARCH é 386 ou amd64, dependendo da sua arquitetura.



  • Adicionar /usr/local/go/bin à variável de ambiente PATH editando seu arquivo de perfil (como .bashrc ou .perfil) e adicionando a linha export PATH=$PATH:/usr/local/go/bin.



  • Recarregue seu arquivo de perfil com o comando fonte /.profile ou reinicie seu terminal.



  • Verifique se o Go está instalado corretamente executando o comando vá versão. Você deve ver algo como ir versão go1.17.3 linux/amd64.



Para baixar e instalar o Go a partir do gerenciador de pacotes da sua distribuição Linux, você precisará seguir estas etapas:


  • Abra um terminal e atualize sua lista de pacotes com o comando sudo apt update (para distribuições baseadas em Debian) ou atualização sudo dnf (para distribuições baseadas no Fedora).



  • Instale o Go com o comando sudo apt install golang (para distribuições baseadas em Debian) ou sudo dnf install golang (para distribuições baseadas no Fedora).



  • Verifique se o Go está instalado corretamente executando o comando vá versão. Você deve ver algo como ir versão go1.16.8 linux/amd64.



Etapa 5: Escreva e execute seu primeiro programa Go no Linux




A etapa final é escrever e executar seu primeiro programa Go no Linux. Você pode usar qualquer editor de texto ou ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) de sua escolha para escrever o código Go. Alguns dos mais populares são Visual Studio Code, Atom, Sublime Text, Vim, Emacs e GoLand. Você também pode usar um playground online, como o The Go Playground, para escrever e executar o código Go em seu navegador.


Para escrever e executar seu primeiro programa Go no Linux, você precisará seguir estas etapas:


  • Crie um novo diretório para seu projeto Go e navegue até ele em seu terminal.



  • Crie um novo arquivo chamado olá. vá com seu editor de texto ou IDE.



  • Digite o seguinte código no arquivo:



// hello.go package main import "fmt" func main() fmt.Println("Hello, world")


  • Esse código define um pacote principal com uma função principal que imprime "Olá, mundo" na saída padrão.



  • Salve o arquivo e execute-o com o comando vá correr olá.. Você deve ver "Hello, world" impresso em seu terminal.



  • Você também pode compilar o arquivo com o comando vá construir hello.go. Isso criará um arquivo binário chamado olá que você pode executar com o comando ./olá.






Parabéns, você baixou e instalou com sucesso o Go no Linux e escreveu e executou seu primeiro programa Go no Linux.Você aprendeu como:


  • Escolha uma distribuição Linux e baixe-a



  • Crie um stick USB inicializável ou DVD a partir do arquivo ISO



  • Inicialize a partir do pendrive ou DVD e instale o Linux



  • Baixe e instale o Go no site oficial ou no gerenciador de pacotes



  • Escreva e execute seu primeiro programa Go no Linux



Agora você está pronto para explorar mais recursos e benefícios do Go e do Linux. Você pode encontrar mais informações e recursos nos seguintes sites:


  • : o site oficial do Go, onde você pode encontrar documentação, tutoriais, postagens de blog e muito mais.



  • : O site oficial do Linux, onde você pode encontrar notícias, artigos, guias e muito mais.



  • : um livro on-line gratuito que ensina como escrever código Go baseado em testes.



  • : Um curso online gratuito que ensina os fundamentos do Linux.



  • : uma lista com curadoria de incríveis frameworks, bibliotecas e software Go.



perguntas frequentes




Quais são as vantagens de usar o Go no Linux?




Algumas das vantagens de usar o Go no Linux são:


  • Go é uma linguagem de plataforma cruzada, o que significa que pode ser executada em qualquer sistema operacional compatível, incluindo Linux.



  • Go é uma linguagem compilada, o que significa que produz arquivos executáveis rápidos e eficientes que podem ser executados em qualquer máquina Linux sem quaisquer dependências.



  • Go é uma linguagem simples e concisa, o que significa que é fácil escrever, ler e manter o código que segue a filosofia do Linux de fazer bem uma coisa.



  • Go é uma linguagem concorrente, o que significa que pode lidar com várias tarefas ao mesmo tempo usando goroutines e canais, que são adequados para o ambiente Linux.



  • Go possui uma rica biblioteca padrão e um grande ecossistema de ferramentas e bibliotecas, o que significa que pode fornecer soluções para vários problemas e necessidades que surgem no contexto do Linux.



Como faço para atualizar o Go no Linux?




Para atualizar o Go no Linux, você precisará seguir estas etapas:


  • Visite a e baixe a versão mais recente do Go para sua arquitetura Linux.



  • Remova a versão anterior do Go do diretório /usr/local com o comando sudo rm -rf /usr/local/go.



  • Extraia a nova versão do Go para o diretório /usr/local com o comando sudo tar -C /usr/local -xzf go$VERSION.$OS-$ARCH.tar.gz, onde $VERSÃO, $ OS, e $ARCH são substituídos pelos valores apropriados.



  • Verifique se o Go está atualizado corretamente executando o comando vá versão. Você deve ver o novo número de versão na saída.



Como faço para desinstalar o Go no Linux?




Para desinstalar o Go no Linux, você precisará seguir estas etapas:


  • Remova o diretório Go de seu diretório /usr/local com o comando sudo rm -rf /usr/local/go.



  • Remova o diretório /usr/local/go/bin de sua variável de ambiente PATH editando seu arquivo de perfil (como .bashrc ou .perfil) e apagando a linha export PATH=$PATH:/usr/local/go/bin.



  • Recarregue seu arquivo de perfil com o comando fonte /.profile ou reinicie seu terminal.



  • Exclua todos os projetos ou arquivos Go que você criou ou baixou.



Como instalo outro software no Linux?




Para instalar outro software no Linux, você precisará usar o gerenciador de pacotes da sua distribuição Linux. Um gerenciador de pacotes é uma ferramenta de software que gerencia a instalação, remoção e atualização de pacotes de software em seu sistema. Alguns dos gerenciadores de pacotes mais comuns são:


  • apt: O gerenciador de pacotes para distribuições baseadas em Debian, como Ubuntu e Linux Mint. Você pode usar o comando sudo apt install seguido do nome do pacote para instalá-lo.



  • dnf: O gerenciador de pacotes para distribuições baseadas no Fedora, como Fedora e Manjaro. Você pode usar o comando sudo dnf install seguido do nome do pacote para instalá-lo.



  • yum: O gerenciador de pacotes para distribuições baseadas em Red Hat, como CentOS e RHEL. Você pode usar o comando sudo yum install seguido do nome do pacote para instalá-lo.



  • pacman: O gerenciador de pacotes para distribuições baseadas em Arch, como Arch Linux e Manjaro.Você pode usar o comando sudo pacman -S seguido do nome do pacote para instalá-lo.



  • zypper: O gerenciador de pacotes para distribuições baseadas em SUSE, como openSUSE e SLES. Você pode usar o comando sudo zypper instalar seguido do nome do pacote para instalá-lo.



Você também pode usar interfaces gráficas ou centros de software para navegar e instalar pacotes de software em seu sistema Linux. Por exemplo, o Ubuntu tem o Ubuntu Software Center, o Fedora tem o software GNOME e o Manjaro tem o Pamac Manager.


Como aprendo mais sobre Go e Linux?




Para saber mais sobre Go e Linux, você pode usar vários recursos online, como:


  • : uma introdução interativa ao Go que permite escrever e executar o código Go no seu navegador.



  • : Um livro online gratuito que ensina como usar a linha de comando do Linux de forma eficaz.



  • : um documento que fornece dicas e práticas recomendadas para escrever código Go claro e idiomático.



  • : plataforma que oferece cursos e laboratórios sobre diversos temas e certificações Linux.



  • : um site que mostra como usar vários recursos do Go com exemplos anotados.



  • : Um fórum onde você pode perguntar e responder perguntas sobre o Linux.



Espero que você tenha gostado deste artigo e aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Obrigado por ler! 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Baixar go hd

- Não é necessário registro ou assinatura - Compatível com vários dispositivos e plataformas - Opção de visualização offline disponível H2: Como Baixar Go HD em Diferentes Dispositivos H3: Como B

Baixe o green apk

Green APK: um divertido e desafiador jogo de quebra-cabeça para Android Se você está procurando um novo e excitante jogo de quebra-cabeça para jogar em seu dispositivo Android, você pode querer confer

bottom of page